Cartão de Crédito

Cartão de crédito próprio focado na experiência de cashback.

Para expandir sua atuação no setor financeiro, a empresa assumiu o desafio de lançar seu próprio cartão de crédito, focado em entregar ainda mais vantagens para quem busca benefícios com cashback.

Para expandir sua atuação no setor financeiro, a empresa assumiu o desafio de lançar seu próprio cartão de crédito, focado em entregar ainda mais vantagens para quem busca benefícios com cashback.

Empresa

Méliuz

Timeline

Q1 2022 - Q1 2023

Minha Função

Product Designer

Skills

Product Design

Product Design

Product Design

User Research

User Research

User Research

Teste de Usabilidade

Teste de Usabilidade

Teste de Usabilidade

Minha função

Time de Cartão

Isabela • Product Designer

Luisa • Product Manager
Andrew • Tech Lead

Bruno Z e Lucas • Devs Front

Bruno P • Dev Back

Definição do Produto

Participei de sessões de discovery e planejamento junto a stakeholders para alinhar necessidades do negócio e dos usuários. Definimos prioridades, metas claras e os requisitos para o lançamento do MVP.

Experiência do Usuário e Design System

Fui responsável por mapear jornadas e fluxos, estruturar a arquitetura da informação e criar o visual das telas. Também colaborei na evolução de componentes do Design System, garantindo consistência e escalabilidade.

Principais entregas

Levantamento de requisitos, pesquisas, definição de jornada e fluxo do usuário, protótipos navegáveis e testes de usabilidade para validar a experiência.

Contexto

Problema

A empresa já contava com um cartão co-branded com cashback, gerenciado por um app parceiro — o que resultava em confusão, pouco controle e insatisfação dos usuários. Para resolver esses pontos e impulsionar sua presença no mercado financeiro, surgiu a oportunidade de lançar um cartão de crédito próprio, com uma experiência totalmente integrada.

Projeto

Como desenvolver um cartão de crédito com experiência própria que fortaleça o core da empresa e promova a principalidade, considerando a coexistência de outro cartão da marca?

Como desenvolver um cartão de crédito com experiência própria que fortaleça o core da empresa e promova a principalidade, considerando a coexistência de outro cartão da marca?

Como desenvolver um cartão de crédito com experiência própria que fortaleça o core da empresa e promova a principalidade, considerando a coexistência de outro cartão da marca?

O processo:

Descobrir

Definir

Desenvolver

Testar

Entregar

Pesquisas e
Insights iniciais

Pesquisas e Insights iniciais

As pesquisas iniciais foram essenciais para entender as expectativas dos usuários, identificar prioridades de funcionalidades e orientar decisões estratégicas para o MVP. Elas ajudaram a alinhar as necessidades do negócio aos reais pontos de valor percebidos pelo público.
As pesquisas iniciais foram essenciais para entender as expectativas dos usuários, identificar prioridades de funcionalidades e orientar decisões estratégicas para o MVP. Elas ajudaram a alinhar as necessidades do negócio aos reais pontos de valor percebidos pelo público.

Oportunidades de Features

Pesquisas Quantitativa e Qualitativa

Avaliar a relevância e as prioridades das features para o lançamento do cartão, considerando os scores de importância e satisfação dos usuários

Estudo de Mercado

Pesquisas Quantitativa, Qualitativa e Benchmarking

Identificar o público, os pontos de valor e as oportunidades, além de auxiliar na decisão de features, alinhando-as às necessidades do negócio.

Outros Insights:

Competitividade

Ter um limite maior foi o principal motivo para se buscar um segundo cartão.

Principalidade

Ofertar benefícios atraentes e diferenciados incentiva o usuário ter apenas um cartão.

Experiência

A facilidade de acompanhando e a experiência do cashback em um único aplicativo foi visto como muito importante.

Trazendo clareza
às decisões
de produtos

Pesquisas e Insights iniciais

Wireframe

Utilizamos wireframes como uma ferramenta essencial de comunicação, trazendo clareza e tangibilidade às decisões de produto. Nesta etapa, validamos suposições e discutimos a estratégia para cada feature.

Design System

O Design System foi essencial para agilizar o design e o desenvolvimento, garantindo consistência visual e de experiência em todo o app. Além disso, contribuiu para a escalabilidade do produto e agilizou a entrega do MVP.

Testes e validações

Os testes de usabilidade foram fundamentais para validar, identificar melhorias e garantir uma experiência mais eficiente e satisfatória, reduzindo retrabalho e antecipando possíveis fricções na experiência.

Design Final

Design Final

Cartão criado no
conceito “Digital First”

Cartão criado noconceito “Digital First”

Cartão criado no conceito “Digital First”

Criado em parceria com a Mastercard, o cartão armazena os dados virtualmente, permitindo acesso imediato após a solicitação no app. Além disso, o cartão físico não exibe os dados impressos, garantindo mais segurança.

Facilidade e segurança
no desbloqueio

Facilidade e segurança no desbloqueio

Facilidade e segurança no desbloqueio

O desbloqueio do cartão físico é feito a partir do escaneamento de um QR Code, impresso no verso de cada cartão.

Do digital para
o produto físico

Do digital para o produto físico

Do digital para o produto físico

Participei do processo de ideação do card design e colaborei na finalização do welcome kit, garantindo uma experiência alinhada com a proposta do produto desde o primeiro contato do usuário.

Melhoria contínua
após o lançamento

Melhoria contínua após o lançamento

Além dos dados dos testes de usabilidade, analisamos indicadores da jornada do produto para identificar oportunidades e propor melhorias contínuas.

Com o acompanhamento do fluxo de Onboarding via Amplitude identificamos um dropoff de 20% na etapa de definir o nome do cartão.

Resultado

Substituímos o campo de input por uma tela de seleção, permitindo que o usuário avance com apenas um clique, sem a necessidade de digitar logo no primeiro momento, chegando a 0% de dropoff.

Pensando no impacto do negócio,
a melhoria representou no mês:

~ 8.7 mil usuários a mais passando por este step no fluxo

~ + 5 mil contas e cartões criados no mês.

~ 8.7 mil usuários a mais passando por este step no fluxo


~ + 5 mil contas e cartões criados no mês.

Aprendizados
e Insights

  1. A importância do discovery

As pesquisas iniciais são fundamentais para o sucesso do projeto, garantindo embasamento estratégico desde o início. Ter dados já definidos agilizou o processo de discovery, permitindo uma compreensão mais rápida do problema e facilitando decisões mais assertivas no design.

  1. Saber lidar com limitações técnicas

Todo projeto possui restrições, como limitações técnicas, que podem gerar frustrações ou desafios futuros. No entanto, enxergá-las como um ponto de partida no processo de design permite transformar limitações em oportunidades. Por isso, é essencial definir desde o início o que é viável e, ao mesmo tempo, questionar constantemente: “E se…?”

© 2024 • Isabela Steffens

isabelassteffens@gmail.com