Cofrinho Méliuz

Guardar dinheiro ficou mais fácil.

Como forma de aumentar o valor percebido da conta digital, desenvolvemos a feature Cofrinhos — uma experiência simples para quem quer guardar dinheiro com propósito.

Como forma de aumentar o valor percebido da conta digital, desenvolvemos a feature Cofrinhos — uma experiência simples para quem quer guardar dinheiro com propósito.

Empresa

Méliuz

Timeline

Q1 2024 - Q3 2024

Minha Função

Product Designer

Skills

Product Design

Product Design

Product Design

User Research

User Research

User Research

Teste de Usabilidade

Teste de Usabilidade

Teste de Usabilidade

User Flow

User Flow

User Flow

Protótipo

Protótipo

Protótipo

Minha função

Time de Conta

Isabela • Product Designer

Felipe • Product Manager
Fernanda • Tech Lead

Caio e Hugo • Devs Front

Thiago e Ives • Dev Back

Do conceito à definição do produto

Designer responsável desde a concepção até o lançamento da feature. Em parceria com o PM e o time de engenharia, entendemos os requisitos técnicos e limitações.

Definição da experiência e testes

Participei ativamente de todas as etapas da entrega: mapeei o fluxo da feature, desenhei os wireframes, refinei as telas finais e conduzi testes de usabilidade. Essa abordagem ajudou a validar o conceito com usuários e aprimorar a solução desde o início.

Contexto

Problema

Apesar do diferencial no rendimento, sabíamos que a concorrência com outros bancos seria grande, já que muitos oferecem investimentos em CDB. O grande desafio era destacar nossos diferenciais de forma clara e transparente, especialmente para nossos usuários valorizam a simplicidade e não têm familiaridade com investimentos.

Projeto

Como criar uma experiência orientada a objetivos que incentive nossos usuários a começarem a investir, mesmo sem conhecimento financeiro, e manterem saldo na conta?

Como criar uma experiência orientada a objetivos que incentive nossos usuários a começarem a investir, mesmo sem conhecimento financeiro, e manterem saldo na conta?

Como criar uma experiência orientada a objetivos que incentive nossos usuários a começarem a investir, mesmo sem conhecimento financeiro, e manterem saldo na conta?

O processo:

Descobrir

Definir

Desenvolver

Testar

Entregar

Experiência
centrada no usuário

A partir de uma pesquisa voltada à identificação de personas com maior aderência ao produto, mapeamos padrões de comportamento e oportunidades de engajamento com nossa base de usuários.

Identificamos que mais de 45%
dos usuários já guardavam o valor do cashback ganho para vê-lo render.

Esse dado foi essencial para guiar a criação do Cofrinho, reforçando a ideia de um produto simples, acessível e conectado ao que os usuários já faziam de forma intuitiva.

Outros Insights:

Cashback visto
como “dinheiro extra”

Muitos usuários veem o cashback como “dinheiro extra”, ideal para guardar.

Relação emocional
com o dinheiro

Relação emocional
com o dinheiro

Relação emocional
com o dinheiro

A relação com o dinheiro tende a ser emocional, não racional.

Interesse em
metas claras

Interesse em
metas claras

Interesse em
metas claras

Objetivos concretos (viagem, reforma, reserva) funcionam como motivadores.

Trazendo clareza
às decisões
de produtos

Pesquisas e Insights iniciais

Wireframe

Mapeamos a jornada e o fluxo do usuário para entender o uso e levantar hipóteses. Nesta etapa, validamos suposições e discutimos a estratégia para cada feature.

Testes e validações

Realizamos um teste de usabilidade dividido em dois grupos: o primeiro com pessoas sem experiência em investimento, e o segundo com usuários que já investiam — para entender o que consideravam essencial em produtos financeiros.

Personas e suas necessidades

Através de uma pesquisa identificamos 3 tipos de usuários, cada um com um diferente objetivo.

Design Final

Design Final

Quero uma forma simples e rápida de guardar meu dinheiro.

Quero uma forma simples e rápida de guardar meu dinheiro.

Quero uma forma simples e rápida
de guardar meu dinheiro.

A facilidade de
criar um cofrinho

A facilidade de criar um cofrinho

A facilidade de criar um cofrinho

De forma simples e com poucos passos, o usuário define um objetivo, escolhe um nome, o valor que quer guardar e pronto: o cofrinho está criado.

Quero guardar dinheiro para realizar meus sonhos.

Quero guardar dinheiro para realizar meus sonhos.

Quero guardar dinheiro
para realizar meus sonhos.

Um cofrinho
para cada objetivo

Um cofrinho para cada objetivo

Um cofrinho para cada objetivo

Seja para uma reserva de emergência, uma viagem, um sonho, os estudos ou até uma reforma em casa — sempre tem um cofrinho para cada objetivo.

Quero guardar meu cashback.

Quero guardar meu cashback.

Quero guardar dinheiro
para realizar meus sonhos.

Do cashback
para o Cofrinho

Do cashback para o Cofrinho

Do cashback para o Cofrinho

Criamos um fluxo simples e com poucos cliques para que o cashback resgatado possa ser direcionado automaticamente para um Cofrinho exclusivo.

Projeto de Elite
Destaque 2024

O Cofrinho foi reconhecido como Projeto de Elite, categoria que premia o melhor projeto do ano, anunciado no evento presencial da empresa em janeiro de 2025.

Essa conquista só foi possível graças à colaboração entre diversos times, resultando em impactos expressivos e de grande relevância para a empresa.

Time de Conta Digital: em pé, Thiago (Full Stack), Fernanda (Tech Lead), Hugo (Front End) e Caio (Front End). Abaixados, Felipe (Product Manager), Isabela (Product Designer) e Ives (Back End).

Time de Conta Digital: em pé, Thiago (Full Stack), Fernanda (Tech Lead), Hugo (Front End) e Caio (Front End). Abaixados, Felipe (Product Manager), Isabela (Product Designer) e Ives (Back End).

Melhoria contínua
após o lançamento

Melhoria contínua após o lançamento

Lançar o produto foi só o começo. Um mês após o lançamento, conduzimos uma pesquisa com três perfis de usuários da feature para identificar pontos de fricção, reunir feedbacks e levantar oportunidades de melhoria.

Entre os principais insights, percebemos que muitos usuários sentiam falta de informações mais claras sobre o produto
— como rendimento, taxas de resgate, proteção FGC e detalhes sobre o CDB.

Entre os principais insights, percebemos que muitos usuários sentiam falta de informações mais claras sobre o produto — como rendimento, taxas de resgate e liquidez.

Entendemos que reforçar a transparência e detalhar melhor essas informações seria essencial para aumentar a confiança dos usuários e incentivar novos depósitos.

Aprendizados
e Insights

  1. Lançar não é encerrar — é começar

A escuta ativa após o lançamento foi essencial para descobrir dores reais, ajustar a proposta e evoluir o produto com base no uso real e nas expectativas do usuário.

  1. A transparência gera confiança

Nos testes de usabilidade antes do lançamento, não foram identificadas dores em relação à falta de informações. Mas, após o lançamento, percebemos que muitos usuários ainda tinham dúvidas sobre rendimento, liquidez e taxas. Isso reforça como o acompanhamento contínuo é essencial.

  1. Testes com públicos distintos ampliam a visão do produto

Separar usuários iniciantes e experientes nos testes permitiu validar o entendimento da proposta e identificar o que era essencial para cada perfil — algo que ajudou a refinar o produto desde o início.

  1. Testes com públicos distintos ampliam a visão do produto

Separar usuários iniciantes e experientes nos testes permitiu validar o entendimento da proposta e identificar o que era essencial para cada perfil — algo que ajudou a refinar o produto desde o início.

© 2024 • Isabela Steffens

isabelassteffens@gmail.com